domingo, 13 de maio de 2012

Mitologia Grega 1

O canal History Channel fez alguns documentários sobre Mitologia Grega que disponibilizo aqui para complementar as aulas:


Deuses Gregos - Mitologia 


O documentário faz um panorama geral sobre o que é mitologia, o que ela representava no mundo grego e como vários destes deuses correspondem representam situações cotidianas.





Atenção para palavras e expressões que podem suscitar dúvidas: 

Misógeno - Que tem aversão a mulher.

Emasculado - castrado, sem virilidade.

Inconsciente coletivo - Jung descreve que nós nascemos com uma herança psicológica, que se soma à herança biológica. Ambas são determinantes essenciais do comportamento e da experiência. O inconsciente coletivo inclui materiais psíquicos que não provêm da experiência pessoal. Alguns psicólogos, como Skinner, assumem implicitamente que cada indivíduo nasce como um quadro em branco, uma tábula rasa; em conseqüência, todo desenvolvimento psicológico vem da experiência pessoal. Jung postula que a mente da criança já possui uma estrutura que molda e canaliza todo posterior desenvolvimento e interação com o ambiente. O inconsciente coletivo é constituído, em uma proporção mínima, por conteúdos formados de maneira pessoal; não são aquisições individuais, são essencialmente os mesmos em qualquer lugar e não variam de homem para homem. Este inconsciente é como o ar, que é o mesmo em todo lugar, é respirado por todo o mundo e não pertence a ninguém. Seus conteúdos (chamados arquétipos) são condições ou modelos prévios da formação psíquica em geral. (extraído de: http://mafiadodiva.tripod.com/CJUNG.html) 


Confronto dos Deuses - ZEUS

O vídeo narra a história de Zeus, segundo a Teogonia de Hesíodo. Mostra como Zeus conseguiu roubar o poder de Cronos, e a sua importância no mundo grego antigo.







OBS.: Observe os vídeos relacionados a este, ainda tem vídeos que narram outras histórias da mitologia Grega.

Um comentário: